terça-feira, 30 de novembro de 2010

Frota será renovada

A Prefeitura Municipal de Tapiramutá realizará hoje (30) na praça da feira um leilão de quatro veículos. A frota será renovada, a licitação já foi feita e será adquirido três veículos novos ainda este ano.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caesa montará base para atender a região

Em reunião realizada nesta terça-feira, (23), na sede da Acija de Jacobina, sob a mediação do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município, foi firmado o acordo para a implantação de uma base de operações da CIP, CAESA em Jacobina. O município disponibilizou três locais para sede da base, o CTA,(Centro de Aperfeiçoamento de Professores), as instalações da Escola Agrícola, ou o prédio da escola do DERBA. A alimentação foi disponibilizada pela Yamana Gold, ficando em aberto apenas pequenos detalhes a serem discutidos futuramente entre o Major Valter Santos de Araujo e o presidente do conselho, Cláudio Menezes.

Estiveram presentes na reunião também representantes dos órgãos de segurança de Jacobina e região: O delegado titular da cidade, Bel Eduardo Brito, o Major Sergio Moisés, comandante da 24ª CIPM, Tenente Juliano, comandante do 3º Batalhão de Saúde, o sub-comandante da Guarda Municipal de Jacobina, Valdir Azevedo, e representantes de vários órgãos da sociedade civil organizada do município.

Segundo o que foi colocado, serão feitas operações especiais com base nas estatísticas de criminalidade do município, em incursões conjuntas entre as Polícias Civil, Militar e CIP, objetivando maximizar o resultado final das operações a serem realizadas.
 
Jacobina: Legalização do serviço de Moto Táxi é tema de reunião no Centro Cultural PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por João Batista Ferreira   
Segunda, 29 Novembro 2010 08:22
A prefeitura de Jacobina promove logo mais, às 16 horas, uma reunião, no Centro Cultural Edmundo Isidoro dos Santos, para debater o serviço do Moto Táxi no município. Uma comissão formada por Manuela Brandão, chefe de gabinete, Nídia Mesquita, procuradora municipal, e pelo advogado Ricardo Sampaio, professor do curso de Direito do Campus IV da Uneb, irá discutir com a categoria propostas para normatizar esse serviço.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitos demitem para pagar o 13º Salário


A queda do repasse do fundo de participação dos municípios (FPM) obriga as prefeituras demitirem para poder pagar o 13º salário do funcionalismo público.
Umas demitem outras cortam gastos com cargo de confiança para fechar o ano de 2010 em dia.
O prefeito de Mulungu do Morro já demitiu 150 funcionários para reduzir 100 mil reais por mês. Os prefeitos reclamaram durante todo o ano a diminuição do repasse, e o que eles temiam aconteceu.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mobilização contra as drogas


Ontem dia 23 o Departamento de Cultura do município de Tapiramutá realizou uma passeata conta as drogas. Uma multidão participou do movimento pelas principais ruas da cidade e foi animado pela FANTAP e teve a participação dos profissionais da Educação, da Saúde, da Guarda Municipal, da Policia Militar e do Governo Participativo.
Carros de som chamaram a atenção da população sobre o perigo das drogas e o mal que elas causam.

Mais uma falha do ENEM


Uma professora aplicadora das provas do ENEM de Remanso na Bahia, teve acesso ao tema da redação duas horas antes da prova ser aplicada. Ela ligou para o marido e o mesmo falou para o filho que veio a consultar os professores.
A professora envolvida e seu esposo podem pegar até seis anos de cadeia.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Delegacia atingida por tiros

A Policia Militar de Tapiramutá recebeu uma denúncia anônima solicitado a presença dos PMs no Distrito de Volta Grande, onde supostamente estaria acontecendo um confusão num bar na noite de domingo (21). Eles se dirigiram ao local indicado e constataram que se tratava de um trote. Nesse mesmo momento  por volta das 22:30 horas a delegacia do município foi alvejada com vários tiros, o caso está sendo investigado.

História

A hoje cidade de Tapiramutá teve início da seguinte forma: Inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que no intuito de abater tapiras (antas), presas de carne saborosa e de grande valor comercial – por haver, naquela época, no local, muitas matas, onde vivia grande quantidade destes animais -, os caçadores que por ali caçavam, construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro, faziam suas esperas e abatiam as antas quando estas se aproximavam. A carne destes animais era exportada para Vila Ventura – naquele tempo, local de grande movimento devido à exploração de diamante e outros minerais.
O lugarejo recebeu a denominação de Palha (primeiro nome) por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência de palhoças feitas pelos caçadores, entre outros: Pedro Carcará, Cláudio, Benício, Gaudêncio, tendo na liderança o Sr. Hilário Bispo dos Santos. Existia numa das casas, uma bodega onde eram vendidos cereais e bebidas alcoólicas.
Ali pelo ano de 1901, o cidadão Hilário Bispo, construiu a primeira casa de telha, na praça que hoje tem o nome de Eliodório Nery. Em seguida construíram-se muitas outras. Outros que por aqui foram chegando, iniciaram novas construções, das quais devemos destacar as seguintes: uma capela que foi coberta de palhas e um barracão, onde o povo começou se reunia para a feira-livre. Toda via a chefia do Povoado que começava a crescer era do Sr. Hilário Bispo.
Na citada capela foi celebrada a primeira missa, no ano de 1913, pelo Padre de Mundo Novo, José Dias, segundo depoimento de D. Maximiana Barbosa, que também se casou naquela data. Mais tarde foi construído um templo na praça que hoje tem o nome de João Américo de Oliveira, coberta de telha, no qual foi sepultada a primeira esposa do Sr. Hilário Bispo.
Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera D’anta. Desta espera de antas é que surgiu o nome Espera D’anta, oficializado como Distrito de Mundo Novo, pelo Decreto Estadual 9.337 de 21.02.1935.
Os habitantes que por aqui vieram, nos primeiros anos de vida de Espera D’anta, são dentre outros: Honorato Fernandes de Souza e irmãos, Hilário Bispo dos Santos e família, João Virgulino, João Venâncio, João Almeida, José Vieira, Afonso Gomes, Pedro Almeida, Joaquim Fogueteiro, Zacarias Rosa, José Francisco, Leonardo Queiroz, Heliodório Nery e família. Algum ano mais tarde, chegou a terra o Sr. João Américo de Oliveira, que construiu uma casa na praça que hoje tem o seu nome.

Ajudou a dar um aspecto novo às construções que iam surgindo e lutou para a mudança de um barracão para a nova praça, conseguindo assim o seu ideal, com a colaboração do Prefeito de Mundo Novo. Veio, também, o jovem Virgílio de Pinho Pedreira da Silva, para o lugar, gastando, assim, a sua mocidade em prol do bem-estar de Espera D’anta até chegar a sua emancipação, tendo sido seu primeiro prefeito.

Vieram também no ano de 1950, o jovem casal Almerindo Guimarães Chaves e sua esposa, D. Clarice Lima Chaves, onde assumiram o Cartório de Registro Civil desta Vila, prestando relevantes serviços à comunidade local até a morte de ambos. O cidadão Péricles Alves de Lima, cirurgião-dentista, para aqui veio residir, dando, assim, toda sua vida em serviço dos humildes, ajudando esta vila em seu crescimento.
A mudança de Espera D’anta para Tapiramutá teve como razão o seguinte: em língua indígena Tapira – que quer dizer anta – e mutá– Espera. (Tapirus, mutá), (Espera de antas). Daí o nome Tapiramutá. A mudança foi oficializada através do Decreto Estadual 11.098.
Tapiramutá teve sua emancipação política no dia 27 de julho de 1962, pela Lei 1.747. Sua primeira eleição ocorreu no dia 03 de outubro do mesmo ano, sendo eleito para Prefeito o Sr. Virgílio Pedreira

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Delegacia atingida por tiros


A Policia Militar de Tapiramutá recebeu uma denúncia anônima solicitado a presença dos PMs no Distrito de Volta Grande, onde supostamente eestaria acontecendo um confusão num bar na noite de domingo (21). Eles se dirigiram ao local indicado e constataram que se tratava de um trote. Nesse mesmo momento  por volta das 22:30 horas a delegacia do município foi alvejada com vários tiros, o caso está sendo investigado.

Poder legislativo


Na seção ordinária desta segunda-feira dia 22 da Câmara de Vereadores de Tapiramutá, estará em discussão a lei orçamentária anual. A casa iniciará  seus trabalhos a parti das 15:00 horas e será transmitida pela rádio 96,3 FM.

Animal na pista provoca acidente


Na madrugada do último sábado dia 20 um acidente fatal ceifou a vida de um tapiramutense de pré-nome “traira”.
A moto que ele conduzia se chocou com uma vaca na pista que liga Porto Feliz a Piritiba , próximo a Tabela. Não se sabe a que velocidade a vítima trafegava.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Banda Dejavu firme e forte


A Banda Dejavu e DJ Juninho Portugal concederam entrevista nesta sexta-feira ao programa Zona Franca da Rádio Serrana FM. Falaram do novo trabalho e dos projetos e da polêmica que envolve a banda. Disseram que o Geanderson não vai sair da banda para seguir em carreira solo  “é tudo boato” disse a vocalista Nadja.