sábado, 24 de novembro de 2012

Homem mata prefeito, primeira-dama e gerente da Embasa em atentado em Jussiape

prefeito e esposaO prefeito de Jussiape, na Chapada Diamantina, foi assassinado por volta das 9h deste sábado (24) dentro de casa. A primeira-dama e um gerente da Embasa também foram assassinados. O atirador, que era dono de um quiosque na praça onde ocorreram os assassinatos, foi morto em confronto com policiais. O crime chocou a cidade de 11 mil habitantes.

Segundo informações da delegacia do município, o atirador entrou no prédio e abriu fogo, atingindo o prefeito Procópio Alencar, 75 anos, na cabeça. De acordo com testemunhas, a primeira-dama Jandira Alencar chegava da feira livre, realizada aos sábados na cidade, quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.
O gerente da Embasa, Oderlange Pereira, foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após o atentado, o homem foi em direção à feira livre, mas foi localizado por uma equipe de policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Brumado)  que chegaram ao município para dar início às buscas junto com agentes da Polícia Civil de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O homem, identificado como Coló do Quiosque, reagiu e atirou contra os policiais. Um deles foi atingido na perna. Segundo informações preliminares, um outro policial foi baleado e morreu.
O autor do atentado, que era proprietário de um quiosque no município, foi morto na troca de tiros. Ainda não foi divulgada a causa do atentado, nem se houve a participação de outros envolvidos. Os corpos das vítimas serão levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado.
O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, e o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, viajaram ao município na tarde de hoje para acompanhar as investigações.
Procópio Alencar (PDT) havia sido reeleito no cargo, com 58% dos votos, em outubro deste ano. Segundo a delegacia do município, os dois seriam riviais políticos nas últimas eleições.
Com a morte do prefeito, assume o vice, que permanece no cargo até dezembro. A nova gestão será realizada pelo vice-prefeito eleito junto com Procópio Alencar,  Gilberto Freitas (PSC), 43.
Crime político
Segundo o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) estadual, Alexandre Brust, a morte pode estar relacionada à briga políticas na região. “Como dizem no interior, parece que ele assuntou”, explica Brust. Ou seja, o adversário político teria ido tirar satisfação com o prefeito que havia sido reeleito para um novo mandato. Brust também não descarta a possibilidade do atirador ter perdido alguma aposta com a vitória do Dr. Procópio, pratica também comum no interior baiano.
Brust ainda comentou que depois de matar o prefeito, o atirador estava indo atrás de Gilberto Dos Santos Freitas (PSC), vice-prefeito, mas foi alvejado antes. “É um fato lamentável. Um assassinado bárbaro, que lamentamos profundamente na política baiana”, resumiu Brust.
Quem confirmou presença no enterro do prefeito foi o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que viaja amanhã para Jussiape. Segundo Nilo, o enterro será na própria cidade, às 11h. “Ele era como um amigo para mim. Um médico de 75 anos, que já estava indo para o seu terceiro mandato”, acrescentou Nilo. O presidente não quis comentar as motivações do crime, mas salientou que não foi apenas um bandido. Segundo Nilo, havia mais dois criminosos: um que estaria ferido e outro que conseguiu fugir

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Substância pode amenizar estado de embriaguez

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estão testando uma substância que pode reduzir os efeitos do álcool no cérebro, amenizando a embriaguez. De acordo com estudos preliminares feitos num simulador de condução de veículos, quem ingeriu a droga, chamada de iomazenil, conseguiram frear mais rapidamente e mostraram uma tendência menor a desviar para a pista errada.

Mas o objetivo dos pesquisadores não é apenas evitar acidentes causados por quem desrespeita a lei e dirige depois de beber. Eles esperam que o iomazenil poderia ajudar no desenvolvimento de uma pílula de sobriedade para reduzir a ingestão de quem consome muita bebida alcoólica, já que a substância ameniza os efeitos do álcool no cérebro. Bebendo menos, os danos ao fígado e a outros órgaos do corpo diminuiriam.

- Um medicamento que tem o potencial de bloquear as ações do álcool no sistema nervoso central pode ajudar no tratamento da intoxicação por álcool e do alcoolismo - disse o psiquiatra Deepak D'Souza, que está participando da pesquisa. Fonte/Postado por Varzeanovanews.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CHUVA DE TROVOADA ANIMA MORADORES DE TAPIRAMUTÁ E DO NORDESTE EM GERAL









Segundo a clima tempo deve chover até domingo no município de Tapiramutá, as previsões animam os produtores que vinham sofrendo com a falta d´agua para os animais e até para o próprio consumo como era a realidade de algumas localidade que já depedem da água fornecida pela prefeitua municipal