terça-feira, 20 de agosto de 2013

Codevasf doa kits de irrigação para comunidade terapêutica em Irecê

Os 36 internos atendidos pela Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, no município de Irecê (BA), terão seu trabalho em horticultura incrementado. Eles acabam de receber dois kits de irrigação doados pela 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), baseada em Bom Jesus da Lapa. A ação integra o Plano Brasil sem Miséria.

“Os kits servirão para a implantação de hortas em que os internos em tratamento irão trabalhar, evitando a ociosidade, com o objetivo de libertá-los do vício das drogas e do álcool, e servindo também para sua alimentação. Além disso, eles têm a oportunidade de aprender um ofício, podendo desenvolver as atividades aprendidas quando voltam ao convívio familiar, elevando a dignidade e o amor próprio”, explica o superintendente regional da Codevasf, Lourival Gusmão, responsável pela doação.

A Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim atende pacientes que sofrem com problemas causados pelo vício em álcool, tóxicos, psicotrópicos e outras substâncias nocivas à saúde, e a Codevasf vem apoiando o trabalho da instituição. Já foram doados pela Companhia dois computadores e um veículo para apoio aos internos e aos serviços administrativos, além de 20 mil alevinos.

“Os internos alimentam diariamente os peixes, que estão em um tanque de engorda e ficam atentos ao desenvolvimento deles, à necessidade de tratamento e à troca da água. As atividades preenchem o dia a dia dos dependentes químicos, afastando-os do vício e de uma recaída”, observa Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê. Os internos têm ainda acesso ao curso de Produção de Feno e Silagem do Projeto Amanhã, desenvolvido pela Companhia por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial.

Em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf também apoia outra associação que desenvolve trabalho semelhante: a Comunidade Terapêutica Vida Nova, situada entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Esta instituição recebeu em junho deste ano dois kits de irrigação instalados em áreas de 600 metros quadrados e um hectare e utilizados na chamada “laborterapia”, realizada em uma horta da instituição. A entidade já havia recebido da Codevasf uma caixa d´água com capacidade de dez mil litros e uma tubulação que leva a água do poço da comunidade para a horta. Fonte Mais Política.com

sexta-feira, 16 de agosto de 2013